Segundo dados do último Censo Escolar, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), o número de matrículas cresceu em escolas públicas do país
Entre 2023 e 2024, foram registradas 163 mil novas matrículas, segundo informações divulgadas pelo MEC, totalizando 6,7 milhões de estudantes matriculados nessa modalidade de ensino em todo o país.
A Região Nordeste lidera o crescimento, com destaque para o Ceará, que apresentou o maior aumento no número de alunos ingressando no ensino integral, seguido pelos estados da Bahia e do Pará.
Esse avanço reflete um movimento contínuo de expansão do ensino integral no Brasil, que já vem sendo observado há pelo menos cinco anos. Em 2019, o país contabilizava 933.725 matrículas no ensino médio integral público, número que cresce de forma consistente ano após ano.
O aumento demonstra o fortalecimento das políticas voltadas à educação em tempo integral, ampliando as oportunidades de formação completa, com foco não apenas no aprendizado acadêmico, mas também no desenvolvimento pessoal e social dos estudantes.
Essa mudança se originou a partir da Lei Nº 14.640 - Programa Escola em Tempo Integral. Ela corrobora com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, mais especificamente o número 4 - Educação de Qualidade.
Os ODS serão pauta na COP30, que acontecerá no dia 10 de Novembro na região amazônica, em Belém do Pará. A reunião “reconhece a obrigação de que os países desenvolvidos devem liderar os esforços para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e para oferecer recursos financeiros, tecnológicos e de capacitação para ações de mitigação e adaptação em países em desenvolvimento”.
Na LP Formaturas, acreditamos que cada nova matrícula representa um passo importante rumo ao futuro da educação brasileira. E é com orgulho que seguimos celebrando cada conquista, fornecendo becas, capelos e canudos que simbolizam o encerramento de uma etapa e o início de muitas outras.
